fbpx

Curso de Nutrição no Desporto – Da Teoria à Cozinha – Blended Learning – Edição Especial – 100% vegan

A nutrição no desporto é um fator determinante para a performance desportiva.

Aliada à atividade física, contribui para a manutenção de um peso e composição corporal adequados, para a prevenção de doenças e/ou lesões e para a melhoria da performance. Pode ainda contribuir para a recuperação de lesões, ainda que este benefício seja menos conhecido.

Nas últimas décadas, o número de pessoas em geral e atletas em particular com interesse e a aderir a um padrão alimentar vegetariano tem aumentado significativamente. No entanto, pouco se sabe sobre o impacto deste tipo de alimentação na performance, na saúde e bem-estar. Merecerá o atleta vegetariano uma atenção especial? Mais do que assegurar as necessidades energéticas e de macronutrientes dos atletas, é fundamental monitorizar o estado de saúde e garantir que são cumpridas as recomendações para os diferentes micronutrientes.

Para além dos próprios atletas vegetarianos, também os nutricionistas e outros profissionais de saúde que os orientam, experimentam grandes dificuldades em materializar os conhecimentos teóricos para o seu dia-a-dia, particularmente na confeção de refeições principais e intermédias.

O objetivo principal deste curso é o desenvolvimento e integração de conhecimentos e competências de nutrição aplicada ao desporto e a sua aplicação prática, no dia-dia dos nutricionistas e atletas. Isto faz-se, através de um curso pensado e organizado em regime B-learning, que facilita a transição da teoria para experiências de show cooking com dicas, ideias e receitas fáceis, práticas e inovadoras que os atletas, vegetarianos ou não, poderão integrar na sua alimentação.

  • Conhecer e aplicar fundamentos teóricos e práticos de avaliação da composição corporal e de predição de gasto energético;
  • Identificar e acompanhar exemplos de cálculo de necessidades energéticas e nutricionais em atletas vegetarianos;
  • Conhecer as estratégias nutricionais mais adequadas para a melhoria da performance e para a otimização da composição corporal, com role play do Nutricionista em casos práticos;
  • Conhecer e prevenir alterações do foro endócrino/hormonal inerentes à adesão a um padrão alimentar vegetariano;
  • Participar em dois workshops práticos para as diferentes refeições do dia (pequeno-almoço, refeições principais, lanches e snacks), que incluem show cooking, preparação, confeção e degustação de diferentes receitas.

Nutricionistas, médicos, atletas, treinadores, strength and conditioning coaches e todos os interessados em Ciências da Nutrição e Performance.

  • Vou saber sobre o impacto que os padrões alimentares vegetarianos podem ter na saúde dos atletas
  • Vou desenvolver aprendizagens teóricas e práticas de avaliação da composição corporal e de predição do gasto energético
  • Ficarei a saber sobre os suplementos recomendados para atletas vegetarianos e sobre impacto do padrão vegetariano na performance
  • Aprenderei a calcular necessidades energéticas e nutricionais em atletas com padrões alimentares vegetarianos
  • Irei desenvolver conhecimentos e competências para a prescrição de estratégias para a gestão da composição corporal e ganhos de massa muscular através de estudos de caso
  • Vou participar e acompanhar o Show cooking e dois workshops de preparação, confeção de receitas e degustação

Política de Devolução

– Todos os cancelamentos estão sujeitos a uma taxa  não-reembolsável de 25% do montante que corresponde à inscrição – custos administrativos.

– Até 15 dias da data da formação, em caso de cancelamento da inscrição,  será reembolsado em 75% do montante efetivamente pago.

– Todos os cancelamentos com menos de 15 dias de antecedência da data da formação, estão sujeitos a uma taxa  não-reembolsável de 100% do montante que corresponde à inscrição.

Formadores:

Ana Goios


Ana Goios Nutricionista Academia Clínica do Dragão

  •   Nutricionista (2191N)
  •   Licenciada em Ciências da Nutrição na Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto (FCNAUP)
  •   Primeira autora do Manual “Pesos e Porções de Alimentos” (1ª e 2ª edições)
  •   Doutoranda em Ciências do Consumo Alimentar e Nutrição na FCNAUP e na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP)
  •   Nutricionista na empresa Prozis (R&D Nutrition Product Development)

Ana Isabel Monteiro


          •    Nutricionista (2815N)
          •    Licenciou-se  pela FCNAUP em 2014 e entrou para a Ordem dos Nutricionistas em 2016.
          •    Trabalha como nutricionista na Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, no departamento de Saúde Pública.
          •    Paralelamente, desenvolve consultas de nutrição no Primefit Rehab and training center e o seu projeto pessoal, o Laranja-lima, há 4 anos.

Adriana Lages


  •     Médica Especialista em Endocrinologia e Nutrição no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra
  •     Doutoranda em Ciências da Saúde da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra

Gabriel Martins


          •    Licenciado em Dietética e Nutrição pela Universidade do Algarve,
          •    Mestre em Treino e Nutrição Desportiva pela Escuela Universitária Real Madrid – Universidad Europea
          •    Doutorando em Ciencias da Saúde na Universidad Camilo José Cela, também em Madrid, onde integra o grupo de    investigação do Laboratório de Fisiologia do Desporto desta instituição.e investiga sobre os efeitos de diversos suplementos alimentares em atletas, particularmente ciclistas.
          •    Recentemente criou o Podcast de nutrição no ciclismo intitulado “Fuel the Pedal podcast”, de frequência bi-mensal e  transmitido em inglês, onde entrevista diversos investigadores.
          •    Atualmente desempenha funções de Nutricionista em diversas equipas de ciclismo, tendo colaborado com a equipa de ciclismo portuguesa W52 FCPorto na Volta a Portugal 2019.

Márcia Gonçalves


          •      Nutricionista (3726N), licenciada em Ciências da Nutrição na Faculdade de Ciências da Nutrição e da Alimentação da Universidade do Porto.
          •    Atualmente está a frequentar o Mestrado em Tecnologia e Ciência Alimentar na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e Universidade do Minho.
          •    Colabora com clínicas onde dá consultas e desenvolve o seu trabalho na área da nutrição clínica..
          •    Em 2017 editou o seu primeiro livro de culinária vegetariana, intitulado “Receitas com Paixão“.

Conheça o nosso curso de Nutrição no Desporto! Estaremos à sua espera!

Assista a 1 minuto de  factos sobre padrões alimentares omnívoros Vs. Vegetarianos

Programa [ 10h TP + 8h P ]

Introdução: o atleta vegetariano

20:00 Alimentação vegetariana: conceito(s), definição, classificação; Avaliação antropométrica; cálculo de necessidades energéticas e nutricionais

Dra. Ana Goios

O atleta vegetariano/vegan: considerações nutricionais

20:00 Necessidades energéticas; macro- e micro-nutrientes

Dra. Ana Goios

Suplementação e performance

19:00 Suplementos sugeridos/recomendados p/ atletas vegetarianos; efeito/impacto do padrão vegetariano na performance

Dr. Gabriel Martins

21:00 Análise do documentário “The Game Changers”

Dr. Gabriel Martins

20:00 O atleta vegetariano/vegan: considerações nutricionais: aplicação prática – Exemplos práticos; comparação proteína animal vs. proteína vegetal (cálculo e comparação de porções equivalentes); cálculo de plano(s) alimentar(es).

Dra. Ana Goios

Alterações endócrinas / hormonais

20:00 Padrões alimentares vegetarianos: quais as implicações para a saúde e quais os desafios para o médico endocrinologista?

Dra. Adriana Lages

Workshop 1: refeições principais

09:00 Show cooking; workshop: prepação, confeção de receitas e degustação

Dra. Marcia Gonçalves & Dra. Ana Goios

 

Workshop 2: pequenos-almoços, lanches e snacks

14:00 Show cooking; workshop: preparação, confeção de receitas e degustação

Dra. Ana Isabel Monteiro & Dra. Ana Goios

 

* Devido às condições sanitárias o workshop será transmitido em directo via online

Cursos Activos

Dom Henrique Research Centre all rights reserved
Translate »
×
Introduza o seu email para iniciar a inscrição

*Ao completar este passo está a autorizar a Academia Clínica do Dragão e enviar emails com conteúdo educativo e promocional das nossas actividades. Poderá remover a subscrição a qualquer momento.
X