What Everyone should know

A equipa da Clínica Espregueira – FIFA Medical Centre of Excellence e a Academia Clínica Espregueira apresentam um conjunto de livros publicados, sendo um dos mais recentes o “Injuries and Health problems in Football”.

Este livro editado pela Springer, uma das mais prestigiadas editoras de medicina do mundo, reflete sobre as mais recentes alterações e progressos da medicina no futebol, assim como as lesões e condições de saúde mais frequentes e/ou mais graves neste desporto, tendo contado com a colaboração de prestigiados especialistas na área, selecionados da FIFA, UEFA, ISAKOS e ESSKA.

O Prof. Doutor João Espregueira-Mendes, Diretor Clínico da Clínica Espregueira – FIFA Medical Centre of Excellence, foi o editor principal do livro.

As equipas da Clínica Espregueira – FIFA Medical Centre of Excellence e da Academia Clínica Espregueira tiveram uma contribuição significativa para o livro, tendo assegurado a redação técnico-científica de 24 capítulos:

 

O capítulo “Injury of Ankle Ligaments”

Escrito por Renato Andrade, Hélder Pereira, João Paulo Vilas-Boas, João Espregueira-Mendes e C. Niek van Dijk, aborda a investigação sobre os mecanismos de entorse e a instabilidade crónica do tornozelo.

O capítulo “Meniscal Lesions: From Basic Science to Clinical Management in Footballers”

Escrito por Ibrahim Fatih Cengiz, Hélder Pereira, Joana Silva-Correia, Pedro L. Ripoll, João Espregueira-Mendes, Rodrigo Kaz, J. Miguel Oliveira e Rui Luís Reis. O capítulo reflete desde a fisiopatologia e mecanismos de lesões meniscais, até aos diversos tratamentos cirúrgicos e resultados esperados para e no retorno ao desporto.

O capítulo “Injury of Knee Ligaments”

Escrito por Frantzeska Zampeli, Anastasios Georgoulis, Freddie Fu, Romain Seil, Jim-Dimitris Georgoulis e João Espregueira-Mendes. O capítulo sumariza as principais lesões ligamentares da articulação do joelho, refletindo sobre os mecanismos de lesão, sintomatologia, biomecânica e tratamento cirúrgico.

O capítulo “ Patellofemoral Pain and Instability”

Escrito por Ana Leal, Paulo Flores, Filipe Silva, Elizabeth Arendt, Philippe Neyret e João Espregueira-Mendes. O capítulo destaca a importância da articulação patelo-femoral na biomecânica do joelho, fazendo uma revisão da epidemiologia e etiopatogenia das disfunções mais frequentes, assim como, do tipo de tratamento e processos de reabilitação que devem ser adotados.

O capítulo “Osteochondritis Dissecans of the Knee in Football Players”

Escrito por Alberto Gobbi, João Espregueira-Mendes, Mustafa Karahan, Moisés Cohen e Graeme P. Whyte. Este capítulo retrata o quadro da investigação sobre a osteocondrite dissecante do joelho, comum entre jovens atletas. É realizada uma breve análise sobre fatores etiopatológicos e epidemiológicos, quadros clínicos e imagiológicos e ponderação entre tratamento conservador e/ou tratamento cirúrgico.

O capítulo “Surgical Treatment of Muscle Injuries”

Escrito por Jordi Puigdellívol, Ricard Pruna, Luis Til, Daniel Medina, Pedro Luís Ripoll e João Espregueira-Mendes. Este capítulo apresenta as lesões musculares dos principais músculos da articulação de joelho e com maior incidência de lesão do futebol, os isquiotibiais e o reto femoral, assim como, uma reflexão sobre as lesões musculares crónicas. Procura orientar os protocolos de tratamento e a reabilitações pós cirúrgica deste tipo de lesões.

O capítulo “Stress Fractures: Current Concepts”

Escrito por João Espregueira-Mendes, André Costa, Pedro Pessoa e C. Niek Van Dijk. Este capítulo fala de uma lesão difícil de diagnosticar e de tratar devido às particularidades da modalidade e às características bio-psico-sociais dos jogadores de futebol. Reflete os tratamentos conservadores e cirúrgicos das fraturas de stress e aponta a prevenção deste tipo de lesões como o caminho a seguir.

O capítulo “Injury Prevention Programs – The “FIFA 11+”

Escrito por Nuno Pais, Paulo Beckert, Henrique Jones e João Espregueira-Mendes. Este capítulo é o ponto de partida para a reflexão e discussão sobre a prevenção e reabilitação no retorno à competição. Explica e detalha a estrutura deste programa de prevenção da FIFA e reporta evidência científica sobre os efeitos preventivos medidos.

O capítulo Hyaluronic Acid, PRP/Growth Factors, and Stem Cells in the Treatment of Osteochondral Lesions

Escrito por Diana Ribeiro Pereira, Joana Silva-Correia, Elisaveta Kon, Hélder Pereira, Piero Volpi, João Espregueira-Mendes, Rui L. Reis e J. Miguel Oliveira. O capítulo explora a evidência científica sobre os tratamentos das lesões osteocondrais através de procedimentos ortobiológicos que contribuem para a reparação e regeneração de tecidos.

 

Além dos capítulos mencionados anteriormente, este livro contou com a participação de Alberto Monteiro, Ana Margarida Fernandes, André Sarmento, Nuno Loureiro, Pedro Vendeira, Renato Andrade, Ricardo Vidal, Rogério Pereira e Sérgio Rodrigues Gomes, colaboradores à data da publicação da Academia Clínica Espregueira e Clínica Espregueira – FIFA Medical Centre of Excellence, na publicação dos seguintes capítulos:

Parte II

Capítulo nº 7 “Basics on Knee (dys)Function”

Capítulo nº 9 “Imaging in Football Lesions”

Parte III

Capítulo nº 10 “Injury of Ankle Ligaments”

Parte V

Capítulo nº 19 “Groin Pain”

Capítulo nº 20 “Femuroacetabular impingement”

Parte VI

Capítulo nº 23 “Low Back Pain”

Parte VII

Capítulo nº 28 “Acute Fractures of the upper Limb”

Capítulo nº 30 “Shoulder instability”

Capítulo nº 31 “Overuse injuries of the Goalkeeper”

Parte VIII

Capítulo nº 32 “Epidemiology, Risk Factors and Prevention”

Capítulo nº 37 “Criteria in Return to Football”

Parte IX

Capítulo nº 38 “Epidemiology, Risk Factors and Prevention”

Parte X

Capítulo nº 42 “Apophysitis”

Parte XI

Capítulo nº 44 “Preseason Evaluation”

Parte XIII

Capítulo nº 56 “Sex before Games”

Estas obras pressupõem a atualização e disponibilização de conteúdos com o propósito principal de implementar Boas Práticas e as Últimas Evidências, neste caso em particular e sobretudo, no âmbito da fisioterapia desportiva e medicina do futebol. Muitos dos conteúdos abordados neste livro são desenvolvidos nos cursos da Academia Clínica Espregueira e aplicados na prática clínica da Clínica Espregueira – FIFA Medical Centre of Excellence.